Navegue

11 setembro 2008

Ensaio sobre a cegueira (1)

Amanhã, dia 12 de setembro de 2008, estréia o novo filme de Fernando Meirelles. Baseado no livro homônimo do escritor português José Saramago, ganhador do Nobel de Literatura, "Ensaio sobre a cegueira" promete trazer para as telas uma história instigante.
No início do livro original, Saramago lembra uma citação do "Livro das Exortações": "Se é capaz de ver: olhe. Se é capaz de olhar: observe", chamando a atenção do leitor para a diferença entre olhar e observar. E o filme procura levar o espectador a essa reflexão quando apresenta imagens esbranquiçadas e desfocadas, muitas vezes através de espelhos. Filmado parte em São Paulo e parte no Canadá, deste modo o filme se propõe a mostrar o que poderia acontecer se as pessoas se tornassem todas cegas. Muita coisa poderia ser melhor se as pessoas não pudessem mais se diferenciar pelas aparências físicas (tais como cor de pele ou porte físico); mas que outras coisas terríveis as pessoas seriam capazes de fazer se os outros não as pudessem mais ver?
Desde sua exibição em Cannes o filme tem suscitado críticas antagônicas. Há gente que adorou e gente que detestou o filme. Eu vou assistir e conferir minha opinião.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog