Navegue

25 setembro 2008

Felicidade saltitante

Chamou minha atenção o vídeo da dupla inglesa Goldfrapp para a música Happiness. Primeiro porque, embora seja bem produzido, a idéia não é nova. O clipe de Happiness é uma cópia quase exata de uma performance de Bobby Van chamada Take Me To Broadway (do filme Small Town Girl), de 1953. Mas o principal motivo para eu ter prestado atenção ao vídeo foi a letra da música. Quem a ouve de relance tem a sensação de estar ouvindo uma música que fala sobre felicidade. Afinal, este é o título da música. Mas, prestando atenção ao que diz a música, percebe-se que ela é um convite de adesão a um grupo que pretende ensinar as pessoas a serem felizes. Mais ainda: a letra diz que se unindo ao grupo e entregando a esse todo o seu dinheiro a felicidade é certa! Claro que a letra é irônica... Está falando sobre grupos e seitas que prometem felicidade fácil para seus adeptos quando entregam tudo o que têm (isso lembra alguma coisa?).
Mas a ironia no clipe não pára por ai. Nele, o símbolo que é usado para o caminho da a felicidade (inspirada naquele clipe de 1953) é a "vida saltitante". Por isso é que todos os que começam a pular demonstram rostos alegres e os que se negam a pular (como as pessoas do ponto de ônibus) apresentam aparências tristes. Desse modo, lembrando aquela "música chiclete" da dupla Sandy e Júnior, o vídeo convida: "vamos pular... vamos pular, vamos pular, vamos pular"!
A fórmula pareceria fácil se não fosse pelo detalhe que aparece no fim do vídeo: Um homem de cadeira de rodas não pode pular! E então, portanto, não pode ser feliz. É nesse ponto que a ironia se apresenta: não existem formulas mágicas para a felicidade e quem promete isso mente. Fazendo a comparação do vídeo com a letra da música poderíamos perguntar: e quem não se liga a uma dessas seitas ou religiões de prosperidade? Mais: e quem não dá dinheiro a esses grupos? Não pode ser feliz?
Bem, por via das dúvidas não vou perder a chance de alcançar minha felicidade... Hoje sairei de casa aos pulos... Numa felicidade saltitante! (rs)
A seguir apresento os links para os vídeos dos quais falei.




Nenhum comentário:

Pesquisar este blog