O presidente Lula declarou ontem (21 de setembro de 2010), quando em campanha para sua candidata, que a imprensa no Brasil "acha que se pode manipular o povo" e que quando faz denúncias age como partido político. Não vou criticar, só vou tentar exercitar minha capacidade de pensar e fazer perguntas (enquanto isso ainda é permitido na internet).
1.Só agora, que se veiculam denúncias que envolvem a Casa Civil da Presidência da República, ouvimos o presidente dizer que a imprensa não pode investigar, não pode denunciar e, absolutamente, não pode ter opinião. Mas porque o presidente não disse isso antes, quando o alvo das denuncias era, por exemplo, o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz? Deixa ver se eu entendi: quando a investigação e a denúncia for a favor do governo a liberdade de imprensa não incomoda; quando os alvos são pessoas que gozam do apoio do presidente Lula, a imprensa age como partido político (de oposição) e é golpista. Entendi bem?
2.O presidente declarou que a imprensa "acha que se pode manipular o povo". Não entendi bem a afirmação do presidente. Do que ele está se queixando? Ele está dizendo que a imprensa acha que pode manipular o povo ou que a imprensa acha que o povo pode ser manipulado, neste caso pela própria imprensa ou por outros, como, por exemplo, o próprio presidente da República?
3.O presidente se incomoda com o fato da imprensa ter opinião. Chegou a declarar que a imprensa deve se limitar a tão somente informar sem interpretar ou opinar. Claro que a função primária e básica da imprensa, como instituição democrática, é essa mesma. Mas em todo o mundo democrático se aceita que os diferentes órgãos de imprensa, que juntos formam 'a' imprensa como instituição, façam análises e manifestem opiniões. Um bom exemplo disso no Brasil é a revista Carta Capital (que, aliás, nunca incomodou o presidente Lula e goza de grandes cotas de patrocínios de empresas do governo federal). Enquanto isso, o presidente Lula, presidente da República Federativa do Brasil, não tem nenhum constrangimento em declarar suas opiniões e ativamente fazer campanha para sua candidata, mesmo agindo à margem da lei eleitoral. Ou seja: a instituição imprensa não pode opinar, mas a instituição presidência da República pode opinar e até fazer campanha para uma candidata?
4.Quando o presidente Lula diz que certos órgãos de imprensa agem como partidos políticos, de quais órgãos estaria falando? Da revista Veja? Do jornal O Estado de São Paulo? Do jornal Folha de São Paulo? Ou da revista Carta Capital?
Nenhum comentário:
Postar um comentário