Navegue

29 julho 2008

Le Scaphandre et le Papillon


O diretor Julian Scabel traz para a tela o livro auto-biográfico de mesmo nome onde Jean-Dominique Bauby (interpretado por Mathieu Amalric) conta sua experiência e seus pensamentos depois que um derrame compromete seu tronco encefálico. Completamente paralisado, Bauby, que era editor da Elle e estava no auge de sua vida com 43 anos, ouve e compreende tudo, mas só consegue se comunicar com movimentos do olho esquerdo. Se sentindo como se estivesse preso em um escafandro no fundo do mar, tendo somente o olho como meio de comunicação, ele "dita" o livro onde, entre memórias, sonhos e fantasias, conta sua experiência no hospital e fatos da vida anterior.
Apesar do tema triste, o filme é um agradável convite à reflexão sobre como vivemos nossas vidas, sobretudo o quanto desperdiçamos de nossas vidas, nós que fora do escafandro temos a liberdade de uma borboleta.
O filme "O Escafandro e a Borboleta" ("Le Scaphandre et le Papillon") recebeu 4 indicações ao Oscar, ganhou 2 Globos de Ouro e 2 prêmios no Festival de Cannes.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog