Navegue

01 setembro 2009

Uma gota de sangue

Esta semana está se comentando o livro do sociólogo Demétrio Magnoli, Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial. Magnoli é doutor em geografia humana pela FFLCH-USP, integrante do GACINT (grupo de análises de conjuntura internacional) da USP, colunista do jornal O Estado de São Paulo e colunista de política internacional na rádio BandNews FM.
No livro o autor defende a idéia segundo a qual a política de reserva de cotas para pessoas pertencentes a determinados grupos definidos por cor de pele ou origem étnica é nada mais que racismo praticado na mão contrária, um tipo de "racismo do bem", que nem por isso é menos racismo. Nas palavras do autor (em entrevista no caderno Aliás), o próprio nome da lei que cria a política de cotas no Brasil, o Estatuto da Igualdade Racial, é um título "inviável. Raça e igualdade são palavras de universos distintos. Igualdade é democracia. Raça é diferença. Ou existe igualdade ou existe raça. O perigo do multiculturalismo é que ele quer eliminar o mestiço. Os multiculturalistas dizem que ‘esse negócio de igualdade é uma falsificação, pois não existe no mundo real; no mundo verdadeiro as pessoas não são iguais’. Eles querem abolir a igualdade, preferem a diferença. Um pensamento do século 19".
Sou militante na luta contra o racismo e as discriminações de qualquer ordem. Este semestre farei um trabalho para a faculdade (estudo sociologia na FESPSP) baseado no livro Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, onde o assunto será exatamente o do racismo. Pretendo, assim, ler também o livro do Magnoli e formar uma opinião sobre a questão das cotas. Por hora posso adiantar que concordo em princípio que a lei de cotas se fundamenta no reconhecimento de que existem discriminações e racismo em nossa sociedade e que algo precisa ser feito. Mas as ações afirmativas, como a lei de cotas, aumentam mais o racismo envergonhado do brasileiro ao evidenciar diferenças ou reduz o efeitos perversos da discriminação num povo que não deseja ver o racismo prosperar? Assunto para analisarmos nos próximos posts...

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog