Navegue

22 agosto 2013

Programa Mais Médicos - A Favor ou Contra?

Vamos esclarecer algumas coisas, pois a confusão só interessa a quem quer manipular a opinião pública.

Programa Mais Médicos

Sou a favor que se conceda benefícios diferenciados e melhores salários a médicos que aceitem trabalhar em comunidades carentes e remotas.

Sou contra que se insinue que médicos brasileiros não querem trabalhar em comunidades pobres por não terem comprometimento social, como se nenhum se importasse com os mais pobres, quando a verdade é que o que não querem é trabalhar num posto caindo aos pedaços onde falta de tudo, desde equipamentos de diagnóstico e exames até gases e água tratada (afinal, isso é trabalho para curandeiro ou rezadeira, não para médicos).

Sou a favor que se aceite médicos estrangeiros que desejem trabalhar no Brasil.

Sou contra que se aceite qualquer estrangeiro que se auto-intitule "médico" sem que prove sua competência por um exame de validação de diploma (afinal, é o diploma válido que diferencia o curandeiro do médico).

Sou a favor se abram vagas específicas, em comunidades carentes e remotas, para a contratação de médicos estrangeiros que desejem trabalhar no Brasil.

Sou contra que essas vagas específicas sejam ofertadas com base em regras que servem para direcionar o programa a um fim ideológico.

Mais uma vez: sou a favor de um programa para levar médicos a comunidades carentes e remotas.

Mas sou contra um programa que desde o início foi direcionado e concebido para que seu resultado final seja contratar médicos de Cuba e reconhecer seus diplomas sem revalidação.

Sou a favor que se pague bem os médicos que oferecerem seu talento a fazer o bem em comunidades carentes.

Sou contra a escravização de médicos cubanos que são enviados a comunidades carentes e remotas por determinação de um Estado ditatorial, que os manterá sob controle e confiscará seus salários, com a complacência e aval do governo brasileiro.

Sou a favor que se coloque médicos em todos os postos de saúde do país. Mas também sou a favor que, com os médicos, se coloque ainda equipamentos, suprimentos, remédios, ambulâncias, etc...

O Programa Mais Médicos, do jeito que foi concebido e empurrado goela a baixo no brasileiro, não vai resolver o problema da saúde no Brasil, mas pretende resolver o problema da reeleição da presidente Dilma em 2014 e, de quebra, mandar verbas para a manutenção do falido governo de Cuba que, apesar das opiniões ideológicas do ministro Antônio Patriota, está muito longe de ser uma democracia.


DETALHE 1: Alguém arrisca um palpite do porque o governo federal insiste em não submeter os médicos estrangeiros a um exame de validação de diploma, algo que seria perfeitamente sensato e natural, além de praticado em todos os países sérios do mundo? Simplesmente porque os médicos portugueses passariam no teste, assim como os espanhóis, italianos, etc, mas não os cubanos! Já há muito tempo a qualidade do médico cubano tem caído, a ponto de recentemente terem sido recusados em alguns países, inclusive no Paraguai. Mas como ficaria muito feio exigir o exame de todos exceto os cubanos, o governo federal veio com essa de liberar todos do exame.

DETALHE 2: O governo de Cuba oferece bolsas em cursos de medicina para brasileiros encaminhados pelo PT e outros partidos de esquerda. Mas agora esses "médicos" precisam do reconhecimento de diploma no Brasil. Será que parte dos médicos cubanos agraciados com a benesse do reconhecimento automático de diploma não será composta por esses companheiros?

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog