Navegue

22 agosto 2013

Não confunda Hipócrates com Hipócritas!

Hipócrates é o patrono da medicina. Hipócrita é o político que finge estar preocupado em resolver o problema da saúde no Brasil quando, na verdade, quer dar emprego a 4000 médicos-escravos de Cuba, conforme acerto que a presidente Dilma fez a Raúl Castro em 2012.

Se a intenção fosse realmente resolver o problema da saúde nas comunidades carentes e remotas do Brasil, a presidente estaria preocupada primeiramente em equipar os postos de saúde, clinicas e hospitais, que em sua maioria estão sucateados e arruinados. Depois disso, então, com certeza, a adesão de médicos brasileiros e estrangeiros ao Programa Mais Médicos seria sensivelmente maior.

Na prática, o que foi ofertado aos médicos pelo Programa do governo federal foi trabalharem em locais sem mínima condição para a prática da medicina, coisa que poucos médicos aceitariam por livre opção. Mas "livre opção" não é um problema para Cuba, que logo após o anúncio da baixa adesão de médicos brasileiros e estrangeiros ao programa, já estava com 4000 médicos prontinhos, com mala na mão (e bola de ferro no pé), para virem para o Brasil. Em troca, o Brasil pagará os 4000 salários diretamente a Cuba (através da OPAS), que depois vai decidir quanto e quando pagará os médicos escravos. E a presidente Dilma passa a ter um fato político para apresentar em sua campanha de reeleição.

Pelo jeito, se Hipócrates é o patrono da medicina, Hipocrisia é o valor orientador das políticas de saúde do governo federal.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog